CARTA EM REPÚDIO AO EMPRÉSTIMO SOLICITADO PELA SUZANO AO IFC

A Rede alerta contra os Desertos Verdes do Brasil repudia a approvacao dum empréstimo
do IFC (Corporação Financeira Internacional, membro do Grupo Banco Mundial) à empresa Suzano
para a construção de uma nova fábrica de celulose e papel, oledodutos, estradas, pontes e uma
fábrica de processamento químico para eucaliptos, no municipio Ribas do Rio Pardo, no Mato
Grosso do Sul.

Ler mais

Carta do Encontro Nacional da Rede Alerta contra os Desertos Verdes

Nós, integrantes da Rede Alerta contra os Desertos Verdes, composta por comunidades indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu e camponesas, ativistas, pesquisadores, advogados populares, sindicatos, organizações e movimentos sociais, nos reunimos entre os dias 16 a 19 de setembro de 2022 na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no município de Prado, Extremo Sul da Bahia. Neste encontro percorremos territórios e trocamos experiências acerca dos impactos da monocultura (principalmente de eucalipto) e da indústria de celulose em nossas vidas, assim como de nossas lutas de resistência e construção de outras realidades.

Ler mais

As Sementes de Angelim

“As Sementes de Angelim” conta a experiência de retomada de terras por quilombolas, após 30 anos de monocultura de eucalipto, o chamado “deserto verde”. O território ancestral, retomado há 5 anos, hoje gera alimentos saudáveis. Com imagens e edição de Fabíola Melca e realização da FASE no Espírito Santo, a produção conta com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Ler mais

Por trás da cortina verde

O documentário “POR TRÁS DA CORTINA VERDE” apresenta a dura realidade enfrentada pelas comunidades camponesas da região do Alto Vale do Jequitinhonha – Nordeste de Minas Gerais – Brasil, diante da degradação socioambiental provocada pela implantação da monocultura do eucalipto desde a década de 1970. Este é um pequeno recorte narrado por sujeitos do próprio lugar em sintonia com diversos estudos científicos realizados sobre o caso. Veja o que há por detrás das maquiagens efêmeras do verde monótono e vazio de vida, reproduzido em busca do lucro e do poder!

Ler mais