El papel del sur (espanhol)

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

A realização deste documentário foi cercada pela polêmica e pelo conflito suscitado pela construção, naquela época, das “pasteras” da Botnia e da Ence na área de Fray Bentos, na República Oriental do Uruguai, às margens do rio Uruguai, compartilhada com a Argentina.

Embora, finalmente, tenha ocorrido apenas a instalação da Botnia na área, o documentário continua plenamente atual, em primeiro lugar porque a polêmica com a Argentina não foi resolvida e, em segundo lugar, porque a implantação do modelo florestal ainda está em vigor no Uruguai. isso começou na época da Ditadura, e que após o retorno à democracia, os diferentes governos constitucionais que se sucederam no poder continuaram a se desenvolver. (Veja “Impacto do Arborização”, neste mesmo canal)

O papel do atual governo de Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai, é digno de nota, pois sua força política, antes das eleições, mantinha uma posição claramente contrária a essas usinas, o que era muito notório e expresso, tanto no campo parlamentar, como então na campanha eleitoral de 2004.

Duração 30 min | Chaya Comunicación Cooperativa | 2006

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *